Crônicas de Comentadores
Formação? E a Alemanha?
Formação? E a Alemanha?
Ribery, Bayer Munique e uma Alemanha que mostra força em todas as frentes.
Muito se falou na suposta mudança de Ribery para o Real Madrid, mais uma estrela que se iria juntar a um Real que não acredito que estivesse melhor com o seu contributo.
O Futebol alemão é conhecido pela sua força, atletas bem constituídos, nos últimos anos os clubes da Alemanha tem conseguido atrair  nomes do futebol Europeu. Mas esta é uma situação que esta a camuflar a verdadeira realidade, o futebol Alemão tem crescido muito ao nível das suas seleções. Dortmund e Bayer tem jogadores internacionais pela Alemanha, e continuam a "alimentar" escalões mais novos ao nível da seleção.

É aqui que surge a realidade do crescimento do futebol da Alemanha, um País com disponibilidade financeira que se traduz na gestão dos clubes de futebol, podiam comprar muitos mais jogadores pois tem condições para o fazer. Mas permitem o aparecimento de jogadores da Alemanha nas suas equipas principais.

Bayer Munique tem atualmente no plantel 13 jogadores alemães, já o Dortmund conta com 18 jogadores, números impensáveis para a realidade Portuguesa. Isto demonstra que os alemães conseguem segurar perolas, alimentar a seleção da Alemanha de forma sustentada e vencer trofeus.

Porque é que se gasta tanto dinheiro em Portugal a formar atletas e depois não se tem coragem para se lançar atletas? Não é incluir 2 atletas jovens no plantel que é um ato de coragem.
Anos de scout, critérios de observação supostamente exigentes, de tal forma que se deixam muitos talentos para trás porque lhe faltam centímetros. (algo difícil de perceber se olharmos para a realidade a nível Mundial).


Anda muita gente a fazer disto uma profissão e outros coitados iludidos pelo facto de poderem dizer que são observadores dos seus clubes do coração.
Mas não há duvida que o principal culpado é o clube que investe na formação e depois ignora todo o trabalho de épocas sucessivas na formação.
Se na Alemanha se pode apostar nos jovens da formação e chegar a final da Liga dos campeões, porque é que em Portugal não?
Aprendam com os bons exemplos e deixem-se de brincar principalmente com os sonhos dos jovens que alimentam durante muitos anos.
Tem de haver um objetivo na formação do clube, mas também compromisso de ajudar na continuidade das carreiras dos atletas. 

Comentador: Nuno Simões
Autor: Nuno Simões
comentários
Não foram introduzidos comentários a esta crônica!
PUB
TacticalPadMundo do TreinadorBairrinformáticaSericertimaTacticalPad
AcademiaAcademiaFalta informação?
patrocinadores (energigas)Academia
TacticalPadEnergigas24Sports Training