Entrevistas de Treinador
Pedro Alegre
Importante é eles sentirem-se bem
Pedro Alegre


Pedro Alegre

Treinador Iniciados B Anadia FC

Época 2012/2013

 "Mais do que a qualidade técnica ou táctica que a equipa possuí, para mim, o que mais salta á vista é o bom ambiente e o espírito de amizade que se sente quando se está perto desta equipa."


AF – És treinador de que escalão?

PA - Iniciados B

AF – Quais os objectivos esta época?

PA - Os objectivos estão divididos na 1ª e 2ª fase. Na 1ª fase o objetivo é ficar em primeiro lugar. Lugar esse que nos dará aceso a disputar a fase dos primeiros. O 2º objetivo é subir de divisão.

AF – Quais as características da equipa que mais gostas?

PA - Mais do que a qualidade técnica ou táctica que a equipa possuí, para mim, o que mais salta á vista é o bom ambiente e o espírito de amizade que se sente quando se está perto desta equipa.

AF- Qual a tua opinião sobre o que deve ser a formação, ensino da pratica de futebol a jovens ?

PA - Primeiro que tudo acho que se devem instalar valores. Valores esses que devem ser levados para a vida e não apenas e só para o futebol. Porque, no fundo, o futebol acaba por ser apenas uma pequena fatia do que é a vida. Depois desses valores serem apreendidos podem e devem ser utilizados no contexto do futebol. Pode ir desde o nível da ambição ao nível da coesão grupal. Para mim os maiores valores que devemos interiorizar nos mais pequenos.

AF – Achas importante que haja colaboração entre os escalões? Ex: jogos treino.

PA - Acho tão importante que o pratico sempre que possível. Principalmente quando temos uma formação tão rica como o Anadia FC em que quando jogamos entre escalões (seja 1 ano acima ou a baixo) não se nota grandes diferenças e há uma grande réplica. Isto também faz com que os colegas dentro do Clube se vão conhecendo melhor.

AF – O que achas da nova regra de transferências

PA - Completamente em desacordo. Vou dar um exemplo. Há uma equipa que consegue o apuramento para a fase dos primeiros, o clube vizinho não o conseguiu, então esta vai ao Clube vizinho resgatar os melhores jogadores. É um exemplo do que pode acontecer com a nova regra. O treinador nunca sabe com o que pode contar pois sabe que o atleta a qualquer momento pode sair.

AF – Existe alguma matriz em termos de sistema de jogo que seja praticada nos escalões futebol 11 para depois haver uma maior facilidade na adaptação quando os jovens chegarem a seniores?

PA - Foi um assunto abordado mas não chegou a ser implementado. Por um lado vejo coisas positivas pois a passagem de escalão para escalão seria mais fácil, etc. Por outro lado temos que ver que há equipas que os jogadores que têm á disposição podem não ter características para o tal sistema, por exemplo.

AF – Nas camadas jovens existem vários temas pertinentes, para hoje escolhemos a relação com os Pais dos jovens atletas. Entre esclarecimentos porque não jogam, pedidos para jogar e ameaças que não voltam, o que se deve transmitir aos Pais?

PA - O que transmito sempre é que o importante é eles sentirem-se bem e felizes. Se assim estiverem não interessa muito se joga ou não com regularidade. E o que mais costuma acontecer é o atleta estar no treino radiante e com grande empenho e depois chego cá fora e o Pai é que está triste. Não entendo estas situações.

AF – O desempenho escolar dos jovens atletas é uma preocupação para o clube?

PA - Claro que sim. Todos os treinadores têm essa preocupação, para bem do Atleta como para bem da equipa que pode perder com isso ao perder o Atleta.

AF – As novas tecnologias estão cada vez mais evoluídas, achas que podem ser uma mais valia na formação, no ensino do futebol amador ou profissional?.

PA - Tanto acho que já as utilizo.

AF – Treinador que admiras? E porque?

PA - José Mourinho. Por tudo aquilo que já conquistou e por conseguir transmitir para os seus atletas uma ideia de que são “máquinas” e ninguém os consegue derrubar. Acho que a nível psicológico é único, a nível táctico é muito bom.

 

 

Autor: Academia de futebol
comentários
Não foram introduzidos comentários a esta entrevista!
PUB
BairrinformáticaMundo do TreinadorSericertimaTacticalPadTacticalPad
Falta informação?AcademiaAcademia
Instalminhopatrocinadores (energigas)Academia
Sports TrainingEnergigas24TacticalPad