Sistema e método de jogo
JÁ É TEMPO DE REPENSAR ESTE 4-4-2 LOSANGO
JÁ É TEMPO DE REPENSAR ESTE 4-4-2 LOSANGO
Jorge Jesus insiste neste sistema de jogo, um sistema de jogo que próprio de numa equipa com posse de bola e não numa equipa de transição. Uma boa posse de bola permitiria a mudança rápida de flanc
os subindo os laterais em velocidade para efetuarem cruzamentos.

Quando os 2 avançados e os extremos estão em transição ofensiva onde perdem a posse de bola, facilitam o contra ataque ou ataque rápido na zona central pois o posicionamento de Enzo e Matic permite que sejam ultrapassados um de cada vez. Não havendo ajuda um ao outro, os centrais quando se adiantam para dobrar matic, deixam solto qualquer avançado que esteja colocado entre central e lateral.

Atacam com medo, com pouca gente porque sentem a fragilidade defensiva nas transições defensivas.
Tudo muda quando sai um dos avançados e o meio campo é preenchido e deixa de estar em desvantagem numérica.

Uma equipa com tantos extremos não os deixa atacar quase despreocupados com o processo defensivo, obriga-os a desgastar-se em tarefas defensivas e permite que o adversário suba no terreno e se empolgue.

Claramente uma questão de teimosia, mas a verdade é que contra o Barcelona a verdade terá que vir a tona, Jorge Jesus vai ter de montar a equipa de forma equilibrada, pois não tem melhor posse de bola que o Barcelona, vejamos o exemplo do Barcelona sem comparar a qualidade dos jogadores.
Joga em 4-3-3 e quando precisa de mais presença na área faz subir mais ainda os laterais, fazendo jogar os extremos entre defesas centrais e laterais. Mas o jogo, as situações que antecedem o ultimo passe ou passe de rutura são maioritariamente criadas no meio campo onde habitam 3 jogadores.
De que vale ter dois avançados se não se consegue criar futebol para eles?
Nuno Simões