Desenvolvimento do atleta
Desenvolvimento da potência do Futebolista
Desenvolvimento da potência do Futebolista
A Potência é uma qualidade essencial quando chega a hora de jogar futebol.

A potência faz referência à taxa de aplicação de força. Quando se conjuga velocidade com força máxima, o resultado é a potência, uma qualidade determinante em qualquer tipo de salto ou mudanças rápidas de direcção. No futebol trabalham-se os seguintes tipos de potência:  

- Potência de Descolagem, é um elemento crucial no futebol. Neste, o jogador projecta o corpo ao seu ponto mais alto, seja para cabecear ou bloquear uma cabeçada. Na maioria dos casos, a força vertical do salto realizada no momento da descolagem, é ao menos igual a duas vezes o peso do atleta. A altura do salto é directamente proporcional à potência das pernas.  

- Potência de Arranque. No futebol há muitos momentos nas que se requere que o jogador cubra uma determinada distância no menor tempo possível. Isto só se consegue se, no início de uma contracção muscular o jogador tem a capacidade de gerar uma força máxima para criar uma velocidade alta inicial. O começo rápido de um sprint depende do tempo de reacção e da potência que o jogador pode exercer nesse instante.

- Potência de Desaceleração. O futebol requere não só sprints rápidos, mas também mudanças de direcção rápidas e ágeis. As dinâmicas do jogo mudam tão abruptamente que um jogador que num determinado momento está a correr velozmente numa direcção tem de mudar rapidamente, com a menor perda de velocidade, para outra direcção.

Para acelerar rapidamente é necessário haver grande potência nas pernas e ombros. O que também é válido no momento de desaceleração pois envolve os mesmos músculos (quadricípites, isquiotibiais e gémeos), excepto aqueles que estão a exercer contracções excêntricas. Durante uma desaceleração rápida, um jogador de futebol emprega uma força três vezes mais alta do que a do seu próprio peso corporal. Por isso, se deve treinar a potência de desaceleração.   

- Potência de Aceleração. Assim que o jogador começa a correr o seu objectivo é alcançar a maior aceleração possível. A capacidade para o conseguir depende da potência e rapidez das contracções musculares e do impulso dos braços e pernas.

A aceleração elevada depende da força dos baços e pernas. Durante esta aceleração, as pernas necessitam de uma força tão alta como o dobro do próprio peso corporal.


Academia de Futebol
comentários
Não foram introduzidos comentários a este debate!
PUB
BairrinformáticaTacticalPadMundo do TreinadorSericertimaTacticalPad
AcademiaAcademiaFalta informação?
Academiapatrocinadores (energigas)
Sports TrainingTacticalPadEnergigas24