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Estudo: Exercício físico melhora resultados escolares
Estudo: Exercício físico melhora resultados escolares
Segundo investigadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Dundee (UD), na Escócia, a prática de exercício físico regular, de intensidade moderada a forte, melhora o desempenho académico dos mais jovens. A conclusão partiu da análise de cerca de 5.000 crianças britânicas com idades entre os 11 e os 16 anos. 
 
Publicado no British Journal of Sports Medicine, o estudo aponta para resultados a longo prazo, com um efeito 'dose-resposta' - 'quanto mais intenso for o exercício, mais impacto há nos resultados académicos', lê-se na publicação. 
 
Ao longo da investigação, a equipa, coordenada pelo professor J. N. Booth da UD, avaliou a duração e a intensidade da atividade física diária das crianças, em períodos de 3 e 7 dias, usando um 'acelerómetro', um dispositivo usado num cinto elastico. 
 
O aparelho mostrou que, em média, os rapazes faziam cerca de 30 minutos de exercício físico diário, enquanto as raparigas faziam cerca de 20 minutos - números 'significativamente abaixo dos 60 minutos recomendados', sublinham os especialistas.

Posteriormente, os investigadores avaliaram o desempenho académico das crianças nas disciplinas de Inglês, Matemática e Ciências, recorrendo aos exames nacionais obrigatórios aos 11, 13 e 15/16 anos. 
 
Para além dos resultados mostrarem que um melhor desempenho académico, nas três disciplinas, estava relacionado com a quantidade de atividade física que os jovens levavam a cabo diariamente, comprovaram ainda que a prestação das raparigas em Ciências era particularmente beneficiada com o exercício físico. 
 
A situação verificou-se em todos os escalões analisados, o que levou os investigadores a questionarem-se sobre quais seriam os resultados académicos dos jovens se os mesmos praticassem, diariamente, os 60 minutos de exercício físico recomendados.
 
'Se a atividade física regular, seja moderada ou forte, influencia o desempenho escolar, isto tem implicações na saúde pública e nas políticas de educação, sendo que as escolas e os pais têm um importante papel ao potenciarem um aumento significativo e sustentado da atividade física das crianças', concluem os investigadores.

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