Crônicas de Comentadores
United pode encomendar as faixas?
Man Utd tem 9 pontos de vantagem
United pode encomendar as faixas?

O Campeonato Inglês está assim: Manchester United com 62 pontos, Manchester City com 53, Chelsea em terceiro com 46 e o Tottenham com 45.
Se é verdade que na época anterior o Manchester United deixou fugir uma vantagem de 7 pontos e acabar por perder o título para os rivais da cidade na última jornada, pela vantagem de golos, este ano tudo parece diferente.
A época passada, os “citizens” jogavam um bom futebol, ofensivo, sólido e com maior ou menor dificuldade ganhavam os jogos. Este ano não. São uma equipa sem ideias, muito dependente de David Silva e de Aguero. O meio campo sem Yaya Toure é um vazio. Javi Garcia dá consistência defensiva mas numa equipa como o City tem de fazer mais. O miolo está entregue a Barry e Silva. Na frente Tevez já não é o que era, Milner é um bom jogador mas não resolve jogos, Aguero está muito longe do que foi na época passada e o “abono de família” tem sido Dzeko. Na defesa, com a intermitência de Kompany devido a lesões, o City tem sofrido mais golos do que o normal. A aposta no jovem Nastasic poderá ser proveitosa no futuro mas para ganhar títulos ainda não é o suficiente. Nas laterais defensivas está bem servido, apesar de Maicon passar muito tempo lesionado.
A campanha da equipa na Champions foi desastrosa não tendo conseguido ganhar sequer um jogo. Uma equipa em que foram investidas grandes quantias de dinheiro.

Do outro lado, no topo da tabela, o United. Completamente diferente dos rivais da cidade este ano. Ferguson conseguiu contratar o ás para, ao que tudo indica, ser campeão. O ás chama-se Robin Van Persie. O holandês desde o 1º jogo que faz a diferença nos red devils. Como Mancini já teve oportunidade de dizer, as diferenças entre United e City é que um conseguiu contratar Robin Van Persie e o outro não. E de certa forma parece-me verdade.
Esta época, jogos e jogos em que o United ganhou nos últimos minutos. Quem resolveu? Van Persie. Seja no campeonato, seja na champions, seja nas taças internas. O número 20 do United é realmente um ponta de lança ao nível dos melhores do mundo. Sem ele, talvez o United não tivesse tantos pontos pois foi o génio dele que criou e decidiu alguns jogos.
Mas claro que o United não é só Van Persie. Ferguson é exemplar em gestão de jogadores e tem um plantel de fazer inveja a qualquer um. Só o ataque diz tudo. Tem Rooney (jogador completo, que dá tudo em campo, joga em qualquer posição, assiste, marca, corre, ganha faltas, enfim, um faz tudo de classe mundial), Chicharito (um miúdo que é uma máquina mortifera de marcar golos. Ponta de lança de área, muito móvel que apesar de sair grande parte dos jogos do banco de suplentes já marcou muitos golos e Ferguson tem-no como 3ª opção a seguir aos 2 titulares), Welbeck (uma gazela autêntica com a vantagem de poder jogar a avançado centro ou extremo. Velocidade, técnica, trabalha que se farta, outra opção regular de Fergie) e claro, Van Persie. Tem Young, Valencia, Nani, Kagawa (o pequenino japonês que é de uma qualidade táctica impressionante e que tanto fergie aprecia), tem o mestre Paul Scholes e o eterno jovem Giggs. Anderson, Carrick e o jovem Cleverley que se tem revelado extremamente importante, com uma dinânima espectacular. Tem uma defesa que até agora sofreu mais golos do que o normal. Mas tem Vidic recuperado, tem Ferdinan, Evans, Phil Jones, Smalling, e claro, Evra indiscutível e Rafael um talento em fase de explosão.
Em suma, o United está mais forte. Mais sólido, mais competente, mais confiante, mais equipa, mais inteligente, mais experiente e a jogar um futebol radiante. Quando aceleram deixam qualquer equipa para trás e quando não conseguem acelarar resolvem de outra forma e se tiverem que defender o resultado fazem-no. Uma equipa que, com tantos egos, consegue ser humilde. Não tenho dúvida que tem a mão de Feguson. E é assim que se ganham títulos.
Dificilmente Ferguson vai cometer o mesmo erro da época passada, até pelos jogadores que tem. E ainda tem que jogar contra o Real Madrid, que, na minha opinião, a equipa inglesa tem tudo para passar à próxima eliminatória.
Em Inglaterra, com 9 pontos, no mês de Fevereiro é uma vantagem muito boa. Os red devils têm tudo para conquistar o 20º campeonato e na minha visão, vai mesmo conquistá-lo.

Podem encomendar as faixas? Em Inglaterra tudo pode acontecer. Temos de esperar para ver.

Comentador: Luís Pinheiro
Autor: Luís Pinheiro
comentários
Não foram introduzidos comentários a esta crônica!
PUB
SericertimaTacticalPadTacticalPadBairrinformáticaMundo do Treinador
AcademiaFalta informação?Academia
patrocinadores (energigas)Academia
Sports TrainingEnergigas24TacticalPad