Crônicas de Comentadores
Antevisão da 21ª jornada
O que cada jogo pode trazer
Antevisão da 21ª jornada

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Paços de Ferreira – Vitória de Setúbal               17.00      02.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">O jogo que abre a jornada 21, uma partida com vários focos de interesse. O Paços, fruto da excelente época que está a fazer, trava uma luta titânica com o Sporting de Braga pelo 3º lugar. Apesar de não ser um objectivo inicial para os pacenses, a verdade é que neste momento não podem nem devem fugir dele. Com a Europa praticamente assegurada, os homens da capital do móvel têm neste jogo a possibilidade de manter a 3ª posição, podendo mesmo aumentar a diferença para o 4º classificado. Tendo em conta este objectivo, tudo o que não passe por uma vitória soará a desilusão. Depois de dois jogos sem vencer, este poderá ser o reencontro com a vitória, sendo que com o Vitória será seguramente.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Os sadinos, que neste momento ocupam uma posição tranquila na tabela, têm a hipótese de garantir neste encontro a permanência. Se o Vitória de Setúbal vencer esta partida fará 26 pontos, restando-lhe depois oito jornadas para assegurar mais dois ou três pontos, isto caso os 26 não sejam suficientes, que até podem ser. Com oito pontos de avanço sobre a linha-de-água, este será um jogo com pouca pressão. Caso empate, será mais um grãozinho rumo à permanência.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Sporting – FC Porto                                             19.45      02.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">O jogo grande da jornada, um clássico é um clássico independentemente dos lugares que cada equipa ocupa na classificação. Apesar da equipa leonina atravessar uma fase má, a verdade é que noutras fases semelhantes, não tão más quanto esta, os verde-e-brancos conseguiram superar-se e vencar este clássico. Aconteceu com Carlos Carvalhal contra Jesualdo Ferreira em 2010, uma vitória por 3-0, e com Paulo Bento contra o mesmo Jesualdo em 2008, vitória por 2-0. Curioso é que em ambas as partidas Izmaylov marcou. São dados históricos favoráveis ao Sporting, que revelam que uma partida destas vai muito além da classificação de cada um. Os leões têm neste encontro uma das últimas, senão mesmo a última, possibilidade de alcançarem os lugares europeus. Um empate ou uma derrota deixarão a equipa leonina, quase, irremediavelmente longe dessas posições.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Esta é a deslocação mais difícil que o FC Porto tem tido neste século. São os números que o dizem, os dragões têm tido melhor performance na Luz do que em Alvalade no séc. XXI. A equipa não ganha ao Sporting em Lisboa desde a época de 2008/09, e desde 2000 tem menos jogos ganhos do que vencidos, a única equipa com quem isso acontece. Nem Villas-Boas, nem Vítor Pereira conseguiram desfeitear o Sporting em Alvalade, o último a consegui-lo foi Jesualdo Ferreira. Depois de um pouco de história vamos ao presente, a equipa portista, no plano exclusivamente teórico, é favorita. Tem melhores intérpretes, tem melhor jogo colectivo, tem mais experiência e tem mais moral. Mesmo as ausências de Mangala e João Moutinho não lhe retiram favoritismo, se bem que a importância do ex-sportinguista na dinâmica da equipa, faz baixar essas probabilidades. O jogo não é decisivo para o FC Porto, o facto de jogar no Dragão com o Benfica na penúltima jornada dá-lhe uma margem de erro de 3 pontos, tal como aos encarnados, o que por si só tira alguma pressão. Uma vitória será mais uma etapa ultrapassada, um empate ou uma derrota retirará a margem de erro.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Rio Ave – Estoril                                                   16.00      03.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Dois clubes a fazerem excelentes campeonatos. O Rio Ave, neste momento, encontra-se nos lugares europeus e, pela época que tem feito, tem todas as condições para lutar por esse objectivo. No entanto, é no factor casa que os vila-condenses mais têm falhado, apenas duas vitórias caseiras, Sporting e Nacional, em 10 jogos. Uma pecha que urge rectificar, mas para a qual o Estoril poderá não ser a melhor equipa. Tudo o que não passe pelo triunfo deixará o Rio Ave em maus lençóis, o Marítimo está a um ponto e joga em casa, o Estoril está a quatro pontos e se vencer em Vila do Conde ficará a um ponto, o Vitória de Guimarães também joga em casa e está a cinco pontos. Um jogo de grande importância na redefinição de objectivos, pois a permanência já está assegurada.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Os homens da linha têm nesta partida, a última hipótese de poderem chegar à Europa directamente. Tudo o que não passe por uma vitória ou empate, deixará o Estoril com parcas possibilidades de atingir os lugares europeus. Não é que esse seja um objectivo prioritário, mas o facto da permanência estar praticamente assegurada e a ambição de Marco Silva, perspectivam essa nova meta.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Marítimo – Moreirense                                       16.00      03.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Grande jogo em perspectiva. Os madeirenses estão a fazer uma recuperação sensacional, como ontem referia no artigo que compara os dois primeiros terços da Liga, o Marítimo foi a quarta equipa que mais pontos fez nos últimos dez jogos. Alcançou mais 8 pontos do que nas primeiras 10 partidas. Um momento de forma impressionante, que deixa os insulares a um ponto da Europa. Apesar de ter um melhor desempenho fora de portas do que em casa, os madeirenses não vão querer deixar fugir o Rio Ave.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">A equipa minhota tem vindo a encetar uma recuperação muito boa com Augusto Inácio. Em quatro jogos, o treinador conseguiu sete pontos, menos um que Jorge Casquilha em 16 partidas. Alma nova na equipa de Moreira de Cónegos que quererá voltar a vencer na Madeira, Inácio estreou-se com uma vitória no campo do Nacional. Com o Beira-Mar com os mesmos pontos, recebe o Benfica, e o Olhanense a dois pontos, recebe o Braga, qualquer ponto obtido nos Barreiros poderá saber a pato.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Gil Vicente – Nacional                                           16.00      03.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Jogo de grande importância para o Gil Vicente, apesar de não ser decisivo. Uma vitória permitirá aos gilistas afastarem-se dos lugares de despromoção, podendo encarar as partidas seguintes de uma forma mais tranquila. Tem contra si o facto de fazer menos pontos em casa do que o Nacional fora, o que pressupõe um encontro de dificuldade acima do normal.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Os madeirenses estão, neste momento, numa posição confortável na tabela classificativa, têm mais oito pontos que as equipas que estão nos lugares de despromoção. Qualquer ponto que advenha desta partida, será um acelerar da manutenção, algo que o Nacional tem grandes probabilidades de conseguir.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Beira-Mar – Benfica                                             19.30      03.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Difícil a tarefa de Costinha neste segundo jogo como treinador. Não tem a pressão mediática de ter de vencer a partida, mas tem a pressão classificativa. As equipas que estão acima dos aveirenses também jogam em casa, tendo como adversários equipas inferiores ao Benfica, o que pressupõe que, Olhanense ou Gil Vicente ou ambas, possam dilatar a diferença para os comandados de Costinha. Qualquer ponto que pudesse alcançar nesta partida seria ouro sobre azul, porque além do resultado em si, seria um acréscimo moral para a equipa.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">O Benfica parte para este jogo como o grande favorito, qualquer resultado que não seja uma vitória soará a desilusão. É também uma oportunidade de alcançar a liderança isolada, o FC Porto tem um jogo de maior grau de dificuldade. Apesar de não ser decisivo para a atribuição do título um resultado que não seja a vitória, convém manter a margem de erro para jogos mais difíceis. De destacar que os encarnados são a melhor equipa fora de casa.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Vitória de Guimarães – Académica                     18.15      04.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Um jogo de grande importância para o Vitória, a Europa ainda está à vista e uma vitória nesta partida manterá esse objectivo real. Se bem que, ao contrário de todos os outros, os vimaranenses ainda têm na Taça de Portugal uma forma de alcançar as competições europeias. Excelente época a de Rui Vitória que tem a manutenção praticamente assegurada, com uma equipa de orçamento reduzido.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Pedro Emanuel ainda não está a salvo da despromoção, apenas cinco pontos o separam dos últimos lugares. De qualquer forma a margem de manobra é razoável, e se conseguir trazer um resultado que não seja a derrota da Cidade Berço, será um passo importante rumo a esse objectivo. Em 9 jogos fora de casa a Académica apenas perdeu três, dois deles no Dragão e na Luz.

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Olhanense – Sporting de Braga                           20.30      04.03.2013

span style="font-size:9.0pt; line-height:115%;font-family:"Eurostile","sans-serif"">Jogo de capital importância para os algarvios. Apenas dois pontos separam a equipa de Manuel Cajuda da descida de divisão, pelo que este jogo será de enorme pressão, até porque em sete jogos o treinador algarvio ainda não ganhou nenhum. Tendo em conta as partidas dos seus adversários directos, uma vitória neste encontro poderá servir para dilatar distâncias.

Os bracarenses vêm motivados com o jogo de quarta-feira contra o Benfica, uma partida que lhes permitiu, pela primeira vez, alcançar a final da Taça da Liga. De qualquer modo, este jogo não é menos importante, se a Taça da Liga pode dar honra, o terceiro lugar pode dar dinheiro. Com o Paços de Ferreira a jogar em casa os arsenalistas não poderão facilitar em Olhão. Um ponto separa estas duas equipas, que para o Braga são dois, pois está em desvantagem no confronto directo.
Comentador: Pedro Santos Pereira
Fonte: www.vantagemnumerica.pt
Autor: Pedro Pereira
comentários
Não foram introduzidos comentários a esta crônica!
PUB
TacticalPadSericertimaTacticalPadMundo do TreinadorBairrinformática
AcademiaFalta informação?Academia
patrocinadores (energigas)Academia
Sports TrainingTacticalPadEnergigas24