Crônicas de Comentadores
Poupanças e falta de ambição
Este Benfica de Jorge Jesus
Poupanças e falta de ambição
O Benfica de Jorge Jesus da presente época  esta descaracterizado em relação ao Benfica campeão Nacional. Não falo do caracter dos jogadores que saíram do Benfica, mas sim da visível mudança de mentalidade vencedora de Jorge Jesus. Após ter perdido o ultimo título nacional para o FC Porto, supostamente porque também estava a competir na Liga dos campeões. Os selecionáveis do treinador supostamente não aguentaram fisicamente o número elevado de jogos, pelo menos esta foi a ideia que Jorge Jesus passou.


Neste momento Jorge Jesus declara o campeonato como o principal objetivo, a equipa não deslumbra no campeonato, não tem uma sequência de jogos onde apresente um futebol consistente de tal forma que leve a poupar o 11 nas outras competições.
Jogar contra o Bordéus, em casa com Roderick no lugar de Matic, Carlos Martins, que parece mais uma opção de poupar alguém do que esperar que ele consiga ser consistente.

A poupança no jogo com o Bordéus na Luz  segundo Jorge Jesus foi um sucesso pois o Benfica conseguiu marcar e não sofrer qualquer golo. Mas para quem viu o jogo sentiu e percebeu que um Benfica que não perca tantas vezes a bola, que pressione um pouco mais e consiga imprimir uma dinâmica de jogo um pouco mais rápida poderia ter conseguido outro resultado neste primeiro jogo, poderia inclusive ir a França e ter alguns elementos fundamentais da equipa no Banco. O que deu a poupança? Vão a França jogar 90 minutos a um ritmo elevado sem poupanças, porque o Bordéus encheu-se de esperanças pelo jogo que conseguiu fazer.

Neste momento o que oferece Jorge Jesus aos adeptos são jogos onde se quer por a vencer no jogo e depois fazer sair alguns dos jogadores a quem lhe atribuem capacidade de decidir um jogo. É isto o que caracteriza este modelo e sistema de jogo de Jorge Jesus, uma equipa que não é forte na posse de bola, mas que tenta ser forte nas transições com jogadores de qualidade a serem decisivos.

Quando começa os jogos com jogadores pouco rotinados ou sem ritmo de jogo o Benfica perde muitas mais bolas no seu processo de construção, circulação de bola, retirando desta forma tempo de posse de bola a equipa.  E por consequência os adversários “crescem”, foi assim em Aveiro, foi assim no Estádio da Luz contra o Bordéus .

A principal diferença com o FC Porto candidato ao titulo Nacional é que Vítor Pereira quer cada vez mais retirar a posse de bola aos adversários, quer “mandar” no jogo e a prova disso são os números de remates, cruzamentos, cantos a favor muito superiores aos adversários que não conseguem ser superiores em nada. Um pouco a imagem do futebol “tipo” do Barcelona.

O Benfica tem tido a “estrelinha da sorte” nos últimos jogos mas a jogar desta forma não nos admiremos de rapidamente ficar de fora de mais do que uma competição e de tudo se esfumar como na época passada.  É muito fácil dizer que se venceu o jogo contra o Bordéus e o objetivo foi alcançado, que esta a frente do FC Porto no campeonato mas a análise aos jogos do Benfica fazem-nos perceber quem deixou de golear, quem não consegue manter níveis de exibicionais quando tenta rodar a equipa.

Onde esta o discurso vencedor e por vezes considerado demasiado confiante de Jorge Jesus que queria vencer em qualquer campo, este tipo de discurso que galvanizava a massa adepta não existe, poupanças? Ou falta de ambição?
Atualmente pelo discurso do treinador até parece que em Portugal na Liga Zon Sagres temos mais de metade das equipas a lutar pela liga dos campeões porque supostamente os adversários são sempre “fortes e com muita qualidade”, mentira! Benfica e FC Porto são equipas de outra realidade futebolísticas, de outro nível competitivo tanto a nível de investimento como na obrigação de assumir que o futebol praticado tem de estar ao nível dos melhores da Europa.

Se o Bordéus tem jogadores “todos eles internacionais pelos seus Países” o Beira Mar é o oposto  mas a exibição e o resultado foram iguais
Comentador: Nuno Simões
Autor: Nuno Simões
comentários
Não foram introduzidos comentários a esta crônica!
PUB
TacticalPadTacticalPadSericertimaBairrinformáticaMundo do Treinador
AcademiaFalta informação?Academia
Academiapatrocinadores (energigas)
TacticalPadSports TrainingEnergigas24