Crônicas de Comentadores
WILSON EDUARDO E A DEMAGOGIA
WILSON EDUARDO E A DEMAGOGIA
Wilson Eduardo foi a figura da tarde-noite portuguesa na Liga Europa. Os dois golos que fez e que puseram fim à série extraordinária de 16 vitórias europeias consecutivas do Atlético de Madrid mereciam melhor sorte para a equipa da Académica, que apesar de tudo ainda fica - como Marítimo e Sporting, de resto - em posição muito complicada para obter o apuramento. Afina
l, ao fim de 12 jogos, esta foi a primeira vitória lusa na prova.
O que faz pouco ou nenhum sentido é o aproveitamento demagógico deste sucesso do jovem Wilson face à má fase do Sporting. Pretender que com o extremo emprestado à Académica os leões estariam muito melhor é não entender nada do que está a passar-se em Alvalade, onde nem jogadores de experiência internacional resistem à enorme pressão da falta de resultados. Wilson Eduardo pode vir a ser útil ao Sporting, mas não é normal que se espere que fosse ele a resolver os problemas de uma equipa que atravessa a maior crise da sua história.
Porque o problema do Sporting não é Van Wolfswinkel, que por sinal fez ao Genk o seu sétimo golo desta época, nem são tão pouco Carrillo, Labyad, Viola, Capel, Jeffren ou quem quer que seja. O problema do Sporting é a contaminação destes jogadores por um clima de miséria que se espalha a quem por ali andar e que rapidamente atingiria os Wilsons Eduardos desta vida. Por isso, perdidas também as hipóteses de apuramento nesta Liga Europa - onde só um milagre salvará agora os leões - até acaba por ser melhor que eles fiquem onde estão e mantenham a confiança intacta para que o clube possa começar já a preparar a próxima época, através da definição de uma política desportiva viável. E essa, não duvidem, tem de passar por uma redução de custos fundada na integração gradual dos produtos da área de excelência do Sporting - que é a formação - com jogadores estrangeiros ou portugueses mais experientes que os enquadrem e lhes proporcionem solidez competitiva.

Em Jogo, TSF, 9/11
Comentador: António Tadeia
Autor: António Tadeia
comentários
Não foram introduzidos comentários a esta crônica!
PUB
TacticalPadMundo do TreinadorTacticalPadBairrinformáticaSericertima
AcademiaFalta informação?Academia
Academiapatrocinadores (energigas)
TacticalPadSports TrainingEnergigas24