
Claro que também encontramos pessoas que percebem do assunto e de cada vez que assistimos a um treino destes que percebem, vemos que é quase sempre iniciado de forma diferente. Uns fazem o aquecimento com corrida contínua, outros fazem corrida ligeira acompanhada de exercícios gímnicos, outros ainda começam fazendo alongamentos, etc. Cada um sabe os fins que procura com o tipo de treino que administra. No entanto, e para planearmos a nossa sessão, devemos ter em conta que devemos ordenar corretamente as capacidades motoras a treinar em cada sessão de treino.
Quanto a mim, há toda a conveniência em treinar várias capacidades motoras na mesma sessão de treino. No entanto, tendo em conta que o sistema nervoso central se fatiga antes dos sistemas cardiocirculatório, muscular e vegetativo, devemos dar a sequência mais adequada para o treino das diferentes capacidades motoras. Entendo que a melhor sequência é:
- Capacidades coordenativas e velocidade de reação;
- Velocidade máxima cíclica e acíclica;
- Força rápida e força máxima;
- Velocidade-resistente e força-resistente;
- Resistência aeróbica.
Assim, quando na mesma sessão de treino pretendemos treinar velocidade, força e resistência, devemos fazê-lo por esta ordem para garantirmos um excelente rendimento do treino. Se primeiro treinássemos a resistência iríamos fatigar o sistema nervoso central e tornar nulo o treino das restantes capacidades motoras.
Vamos todos contribuir para uma melhor qualidade de treino. Os nossos atletas agradecem e o futebol sai a ganhar.
Ze Fernando
