BEM VINDO AO NOSSO SITE
Quarta-feira, 22-01-2025 09:27
Periodicidade Semanal Nº 4284
|
login regista-te |
BEM VINDO AO NOSSO SITE
Quarta-feira, 22-01-2025 09:27
Periodicidade Semanal Nº 4284
|
login regista-te |
Vocês dirão que somos pentacampeões – e somos, mas sempre liderados por grandes craques. É disso que a gente gosta: futebol é individual, é plástico, é estético e é emocional. Não quero, vejam bem, retirar do torcedor essa relação platônica e irracional com o esporte. Mas aos profissionais envolvidos com os processos – jornalistas também, ou ainda, principalmente – é preciso entender o jogo.
Futebol se traduz sim em termos táticos e técnicos. Desculpa discordar do grande mestre nacional. Futebol é OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS. É, nos treinos extremamente complexos e elaborados, estimular os jogadores a tomarem as decisões certas dentro de campo, indicando a eles ONDE ESTAR, PARA ONDE IR E QUE FAZER QUANDO CHEGAR LÁ a cada fração de segundos.
Não lhes parece que é exatamente isso o que a Alemanha fez conosco? Ocupou os espaços certos? Sempre tinha um cara livre, no mínimo, não é? E quando ele recebia, mais outro livre? E quando o adversário pegava a bola, não encontrava ninguém para passar, correto? Espaços certos ocupados com inteligência. Desculpa, Nélson. Mas não dá mais para brincar de tragicomédia. O troço é sério.
Rapidamente, alguns frames. Primeiro, a ocupação de espaços defensivos da Alemanha. A distribuição sem a bola era no 4-1-4-1, a LINHA DE ÔNIBUS ironizada pelos emocionais. Mas isso não é o mais importante. Reparem a distância ÍNFIMA entre os setores. Temos o que, ali…uns dez metros de distância entre zaga e meio-campo? Menos, até. Isso se chama COMPACTAÇÃO. E dá para ver a distância entre uma ponta e outra do bloco…o ESTREITAMENTO: todo mundo no setor da bola. Nove jogadores em um quadrado que não deve ter mais do que dez metros em cada lado. É difícil sair dessa, precisa ter um plano muito elaborado para combater tal marcação:
Para fechar, vejam como futebol É TREINO, É ESTUDO, É REPETIÇÃO. O 4º gol sofrido foi um bote sobre Fernandinho. Mas nada casual. Até deixei no frame abaixo o reloginho da tevê mostrando que aos 5 minutos, quando estava 0×0, a Alemanha JÁ ENSAIAVA a roubada sobre Fernandinho.
Sabedores da saída de três, Khedira subia a pressão em Luiz Gustavo (marcando ele e o zagueiro mais próximo ao mesmo tempo), Klose fechava o outro zagueiro, Muller e Ozil acompanhavam os laterais, e assim induziam a bola a entrar em Fernandinho, que IMEDIATAMENTE era pressionado duplamente por Kroos e Schweinsteiger. Ensaiou uma, ensaiou duas, concretizou na terceira: