![]() Sexta-feira, 01-12-2023 21:42
Periodicidade Semanal Nº 3866
|
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() Sexta-feira, 01-12-2023 21:42
Periodicidade Semanal Nº 3866
|
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
O lançamento lateral é uma forma de repor a bola em jogo. O lançamento lateral é concedido aos adversários do último jogador que tocou na bola antes dela atravessar a linha lateral pelo solo ou pelo ar.
Do lançamento lateral não pode ser marcado golo directamente
Todos os adversários têm de estar pelo menos a 2 metros de distância do local onde é executado o lançamento lateral.
A bola entra em jogo no momento em que penetra no terreno de jogo.
O executante não deve jogar de novo a bola antes que esta tenha sido tocada por um outro jogador.
Se a bola entra em jogo e o executante toca deliberadamente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado noutro jogador:
Se a bola entra em jogo e o guarda-redes lhe toca uma segunda vez (excepto com as mãos) antes que ela tenha sido tocada por outro jogador:
Se a bola entra em jogo e o guarda-redes toca a bola deliberadamente com as mãos antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:
Se um adversário distrai ou impede de forma incorrecta o executante do lançamento lateral:
Por qualquer outra infracção a esta Lei:
Os árbitros devem ter em conta que os adversários devem estar pelo menos a dois metros do local em que vai ser efectuado o lançamento lateral. Nestas situações, os árbitros devem chamar a atenção de todo o jogador que se encontre a menos de dois metros antes do lançamento ser efectuado e advertir o jogador que não se afaste para a distância regulamentar. O jogo recomeça com um lançamento lateral.
Se um jogador efectuar de forma correcta um lançamento lateral, atirando a bola intencionalmente contra um adversário a fim de poder em seguida voltar a jogá-la – sem ser de forma negligente, imprudente ou com força excessiva – o árbitro deve permitir que o jogo prossiga.
Se a bola entra na baliza adversária directamente de um lançamento lateral, o árbitro deve assinalar um pontapé de baliza. Se a bola entra directamente na baliza do lançador, o árbitro deve assinalar um pontapé de canto.
Se a bola bater no solo antes de entrar no terreno de jogo, o lançamento deverá ser repetido pela mesma equipa e no mesmo local, desde que o lançamento tenha sido efectuado correctamente. Se não foi efectuado correctamente, o lançamento será executado por um jogador da equipa contrária.
http://www.lpfp.pt
Copyright 2011 Academia de Futebol |