![]() Quarta-feira, 30-04-2025 13:09
Periodicidade Semanal Nº 4381
|
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() Quarta-feira, 30-04-2025 13:09
Periodicidade Semanal Nº 4381
|
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
É importante entender que a relação do técnico com os jogadores é similar a do chefe com seus empregados. Este participa do dia-a-dia na vida de trabalho do seu RH (recursos humanos), assim como o técnico participa da atividade esportiva dos seus jogadores. Por isso, que às vezes é incompreensível que o diálogo entre eles flua tão pouco. No geral a fantasia, a imaginação, do jogador é “se falo talvez me substitua” ou “nunca se aproxima de nós e eu custo para tomar a iniciativa”, o outro pretexto é: “eu não tenho que dialogar com o técnico, tenho que jogar dentro do campo de jogo”.
Se bem que estes argumentos podem ou não serem válidos, considero que a maioria dos jogadores não entabula um vínculo de comunicação com seu líder, devido não saber como manifestar suas emoções através da palavra e apenas por meio da bola. Por outro lado, deparamo-nos com o técnico, por vezes consciente da importância que é a comunicação dentro de um grupo e às vezes incapaz de perceber que muitos dos seus jogadores possuem a necessidade de se aproximar e se comunicar com ele. Aí que considero fundamental que o líder do grupo (técnico) possa se preparar ou possuir a capacidade para se comunicar com seus atletas quando houver necessidade.
Desta forma, não só conseguirá resolver muitas
questões que ocorrem dentro do grupo, como também servirá para mostrar
aos jogadores que está marcando presença e mostrando capacidade para
liderar um grupo.
É o técnico ou o jogador quem deve se aproximar, caso ocorra algum tipo de inconveniente?
Muitas vezes os jogadores sentem e imaginam situações que ficam apenas no plano de suas imaginações. É por isso que confrontá-los com a realidade, mediante a aproximação do técnico, pode proporcionar o desaparecimento de muitos fantasmas ou não. Porém, ao menos pode colocar em palavras o que este jogador imagina. Por último, considero que o técnico deve estar preparado para poder se comunicar e se preparar para saber como fazer, já que nem todos são iguais receptores e tampouco a mensagem se codifica sempre da mesma maneira.
Aí, tem-se que prestar atenção às formas de comunicação que se tornam um ingrediente fundamental na condução de uma equipe. Para finalizar, considero que a ajuda de um psicólogo colaborando com o técnico pode ser uma ferramenta importante para aprender os estilos de comunicação.
FONTE: http://www.educacaofisica.org