![]() Quinta-feira, 01-05-2025 06:12
Periodicidade Semanal Nº 4382
|
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() Quinta-feira, 01-05-2025 06:12
Periodicidade Semanal Nº 4382
|
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
O árbitro só pode revogar uma decisão se ele verifica ser incorrecta ou se o entender necessário, por indicação do árbitro assistente ou do 4.º árbitro, desde que o jogo ainda não tenha recomeçado ou terminado.
Se o árbitro, um dos árbitros assistentes, um jogador ou um elemento oficial das equipas for atingido por um objecto lançado por um espectador, o árbitro pode deixar prosseguir o jogo, suspendê-lo ou interrompê-lo definitivamente, consoante a gravidade do incidente. Em qualquer dos casos deve relatar os factos às autoridades competentes.
O árbitro tem autoridade para exibir cartões amarelos ou vermelhos durante o intervalo ou depois do final do jogo, assim como durante os prolongamentos e pontapés da marca de grande penalidade, porque o jogo continua, nesses momentos, debaixo da sua jurisdição. Se o árbitro ficar temporariamente incapacitado, por qualquer razão, o jogo pode continuar sob a direcção dos árbitros assistentes até que a bola deixe de estar em jogo.
Se um espectador der uma apitadela que o árbitro considere ter interferido no jogo (por exemplo um jogador agarrar a bola com as mãos pensando que o jogo foi interrompido), o árbitro deve interromper o jogo e recomeçá-lo com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo, salvo se foi interrompido dentro da área de baliza, caso em que o árbitro lançará a bola sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.
O árbitro deve ter em consideração as seguintes circunstâncias para decidir se deve aplicar a lei da vantagem ou parar o jogo:
A decisão de sancionar a infracção original deve ser tomada em poucos segundos.
Se a falta justifica uma advertência, esta deve ser feita na próxima interrupção do jogo. No entanto, a não ser que exista uma clara situação de vantagem, recomenda-se que o árbitro interrompa o jogo e advirta imediatamente o jogador infractor. Se a advertência NÃO for feita na próxima interrupção do jogo, o cartão já não poderá ser mostrado mais tarde.
cometidas por dois jogadores da mesma equipa:
cometidas por jogadores das duas equipas:
O árbitro também tem que prestar atenção:
Todas as recomendações referentes à colocação são baseadas na teoria das probabilidades e deverão ser adaptadas em função das informações específicas sobre as equipas, os jogadores e os acontecimentos surgidos durante o jogo.
Os esquemas seguintes representam as colocações básicas recomendadas aos árbitros. A referência a uma “zona” visa sublinhar que a posição recomendada cobre um espaço no interior do qual a prestação do árbitro pode ser óptima. Este espaço pode ser maior ou menor, ou ter uma forma diferente segundo as circunstâncias do momento.
Um árbitro (ou se for caso, um árbitro assistente ou o quarto árbitro) não pode ser considerado responsável:
Isto refere-se a:
Nos torneios e competições para os quais é designado um quarto árbitro as suas funções e deveres devem ser em conformidade com as directivas aprovadas pelo International F. A. Board e que constam deste livro.
FONTE: http://www.lpfp.pt
Copyright 2011 Academia de Futebol |